Projetos Individuais - Projetos de I&D

 

Designação do Projeto: VASTCLOUD – Domatica IoT Framework and Industry 4.0

Código do Projeto: Centro-01-0247-FEDER-024083

Objetivo Principal: Melhorar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de Intervenção: Centro

Entidade Beneficiária: Domatica – Global Solutions, S.A.

Data de Aprovação: 2017-08-07

Data de Início: 2017-03-01

Data de Conclusão: 2019-02-28

Custo Total Elegível: 577.878,46€

Apoio Financeiro da União Europeia: FEDER 374.296,90€

Apoio Financeiro Público Nacional/Regional: N/A

 

Objetivos, atividades e resultados esperados:

Descrição:
O projeto “Vast Cloud – Domatica IoT Framework and Industry 4.0” irá funcionar como uma solução agregadora de diferentes tecnologias, facilitando a recolha e fornecimento de dados precisos em tempo útil, e disponibilizando-os à camada aplicacional para a devida gestão da informação, para esta posteriormente facultar as ferramentas necessárias aos gestores para uma tomada de decisões mais eficiente dos seus recursos.

Objetivos:

A “Domatica IoT Framework” tem como objetivo o desenvolvimento de uma solução composta para o IoT, que poderá ser oferecida separadamente em diferentes produtos, dependendo das necessidades de cada cliente. Os produtos que compõem a Domatica IoT Framework posicionam-se a dois níveis: Upper Cloud e Lower Cloud.

Ao nível de Upper Cloud (Cloud Computing), a oferta consistirá na Domatica Cloud Services (DCS), que permitirá a integração com a camada aplicacional, gestão de informação e a integração com os diversos serviços disponíveis no ecossistema IoT.

Ao nível de Lower Cloud (Fog Computing), a oferta consistirá em dispositivos físicos proprietários como o Quantum Node (QN) e o Quantum Node Extender (QNE), que se posicionam no campo junto dos pontos críticos de monitorização e controlo. Ainda ao nível de Lower Cloud, com o conceito de abstração e desmaterialização das soluções, irá ser desenvolvido o Domatica Quantum Core (QC).

Atividades

No decorrer dos primeiros meses de projeto, e de uma forma global, os trabalhos decorreram dentro do previsto. Foram iniciadas todas as atividades previstas, com especial foco para as atividades de Estudos Preliminares e Especificações, tarefas onde se concentraram maioritariamente os trabalhos realizados. Nesse seguimento foram também iniciados os trabalhos de Desenvolvimento, Construção de protótipos, e Testes. Os trabalhos realizados endereçaram ainda a realização de algumas Ações de Promoção e Divulgação. Registou-se também trabalho na atividade de Gestão do Projeto.

Resultados esperados:

A Domatica pretende revolucionar a atuação da iDom Framework, criando uma nova plataforma IoT, que se denominará de Domatica IoT Framework, que receberá como base as valências da primeira plataforma e posiocionará a nova Plataforma IoT num nível disruptivo para fazer face à industria 4.0. Para tal os novos protocolos de comunicação Upper Cloud, Lower Cloud e APIs, bem como novas definições de arquiteturas de sistema terão de ser aglutinadas e desenvolvidas de forma a poder continuar a levar a matriz da simplicidade, proporcionando aos parceiros e clientes da Domatica instalar a plataforma diretamente nas suas soluções e a adaptação das mesmas às necessidades dos clientes finais, nas mais variadas áreas de negócio, desde agricultura, pecuária, sistemas de gestão de energia, processos industriais, gestão de cuidados de saúde, energias renováveis e outros. Possibilitando ações em tempo real de acordo com as necessidades de cada utilizador, independentemente do sector de atividade e localização. Desta forma permitirá às empresas reduzir custos, aumentar a eficiência e produtividade.